No São João, saiba os cuidados que você precisa ter com os olhos‏

Perigos aumentam nesta época
Arquivo/Google

Elementos típicos dos festejos juninos já marcam presença muito antes do São João chegar e tende a se prolongar até depois de São Pedro. Fogueiras e fogos de artifício são os principais vilões nesta época do ano, e as crianças, quase sempre, as mais prejudicadas. Para a médica oftalmologista do DayHORC, Christiane Alves Costa Martins (CRM – 21736), a prevenção continua sendo o melhor remédio. A especialista dá dicas para pular esta enorme fogueira e não correr o risco de ter problemas de saúde ocular neste período.

A diversidade de fogos de artifício aumenta a cada ano, mantendo viva a tradição de enfeitar os céus com bombas e estampidos para anunciar que o São João chegou. Seguir a classificação indicativa para manuseio dos fogos é a primeira e talvez a mais importantes das dicas. “Principalmente pelas crianças, faixa etária que exige também a permanente supervisão de um adulto durante o manuseio dos fogos”, declarou a médica Christiane Alves Costa Martins.

Nesta linha, é essencial também manter o cuidado com a exposição excessiva à fumaça proveniente da queima dos fogos de artifício, principalmente sobre a pólvora. Além de causar vermelhidão e ardência nos olhos, a fumaça, que contém elementos químicos, ainda pode desencadear alergia, gerando prejuízos ainda maiores.

“É preciso proteger os olhos também do risco de faíscas, restos de pólvora ou mesmo outros elementos expelidos durante o processo de queima e explosão. Neste caso, a proteção deve ser reforçada tanto por quem manuseia o artefato, quanto para quem assiste à queima de fogos”, relatou Dra. Christiane Martins.

 

Mais dicas

- Lavar as mãos sempre que manipular artefatos e fogos de artifício, mesmo que não tenha sido queimado;

- Manter uma distância segura, bem como proteger os olhos e mãos sempre que presenciar a queima de fogos, preferencialmente usando luvas apropriadas e óculos de proteção;

- Em caso de irritação, coceira, vermelhidão, lavar os olhos com água corrente e evitar a automedicação;

- Ficar atento para o manuseio dos fogos de artifício levando-se em consideração a faixa etária, a maturidade e experiência d cada indivíduo no que diz respeito à manipulação para cada tipo dos fogos de artifícios;

- Procurar um oftalmologista é sempre o caminho mais curto para voltar para a festa e garantir um São João sem prejuízos para a visão.